Pular para conteúdo

Sobre o Itaú Unibanco

Nestes 95 anos de história, alcançamos o posto de maior banco do país¹ e somos considerados a marca brasileira mais valiosa do Brasil por publicações como Interbrand, entre outros importantes reconhecimentos. Essas conquistas são fruto da forma como conduzimos os negócios, sempre colocando a ética à frente dos resultados, buscando constantemente a inovação e a excelência.  

Crescemos ajudando as pessoas e o país a crescer, incentivando o desenvolvimento de quem está ao nosso redor. Trabalhamos para transformar sonhos em realidade, despertar a vontade de fazer cada vez mais e melhor. Esse é o sentido da nossa trajetória e este é o nosso propósito: estimular o poder de transformação das pessoas.  

Por trás de tudo o que fazemos existem pessoas. Pessoas que têm ideias, que viram soluções, que mudam a vida de outras pessoas. Revelar o propósito do Itaú Unibanco faz parte da reafirmação da nossa razão de existir, ampliando o poder que cada pessoa tem de inventar e de se reinventar. Para isso, é necessário engajar todos os colaboradores nessa mesma direção. Em linha com este objetivo, a chegada do novo presidente do Itaú Unibanco foi marcada pela incorporação desse propósito na organização, que originou a definição das seis prioridades estratégicas que nortearão nossas ações nos próximos anos: Centralidade no Cliente, Transformação Digital, Gestão de Pessoas, Gestão de Riscos, Rentabilidade Sustentável e Internacionalização.  

Essas prioridades foram definidas a partir da percepção compartilhada do Comitê Executivo sobre as tendências do mercado e os desafios da instituição,  organizam iniciativas que  estavam em andamento por todo o banco e reforçando o nosso compromisso com os colaboradores, clientes, acionistas e sociedade. O propósito do Itaú Unibanco não nasceu em 2017, ele sempre existiu dentro de todas as pessoas que fizeram parte dessa organização e de quem agora dá continuidade a esse legado. Somos gente que move gente

A visão do Itaú Unibanco é ser o banco líder em performance sustentável e em satisfação dos clientes. Para o Itaú Unibanco, performance sustentável é gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade, garantindo a perenidade dos negócios. 

(¹) Em termos de ativos totais de acordo com o Banco Central.

Visão Geral do Itaú Unibanco

Visão Geral do Itaú Unibanco

Somos um Banco Universal

Somos um Banco Universal

Nosso compromisso é causar impacto positivo por meio dos nossos negócios.

Consideramos como temas materiais aqueles com a capacidade de afetar a nossa criação de valor no curto, médio e longo prazo, sob a perspectiva da administração de nossos principais públicos. Realizamos uma revisão estratégica que nos levou a adotar uma nova materialidade. Nesse processo, identificamos os temas relevantes, os quais foram discutidos, validados internamente e assegurados externamente por auditores independentes. Após essa análise, fizemos diálogos com diversas partes interessadas como representantes da sociedade civil, especialistas em sustentabilidade, colaboradores e lideranças do banco para definir nossas principais áreas de impacto. O resultado da revisão deu origem aos oito Compromissos de Impacto Positivo – Financiamento em setores de impacto Positivo, Investimento Responsável, Inclusão e Empreendedorismo, Cidadania Financeira, Transparência nas comunicações, Gestão Inclusiva, Ética nas relações e nos negócios e Gestão Responsável - compromissos específicos e mensuráveis que irão nortear nossos negócios nos próximos anos.

A definição desses compromissos também foi realizada com base em nossa agenda estratégica de longo prazo em que a centralidade no cliente é a chave principal, suportada por três alavancas fundamentais: transformação digital, pessoas e eficiência. Além disso, abordamos o nosso alinhamento ao contexto global, uma vez que consideramos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no desenvolvimento de nossos Compromissos de Impacto Positivo.

A visão de sustentabilidade é incorporada à estratégia corporativa por meio de uma estrutura de governança consolidada e integrada aos nossos negócios. Ela nos possibilita internalizar questões e tendências sociais, ambientais e econômicas nas atividades e nos processos diários, identificar as áreas capazes de tratá-las e acompanhar o desempenho e os indicadores dessas questões periodicamente, garantindo assim que os temas possam evoluir promovendo impacto positivo. 

Logo Itau Relações com investidores